Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro

Os enfeites de crochê e tricô serão colocados nas árvores de ambos os lados; organizadoras precisam de parcerias para conseguirem iluminar o local

O natal de João Pinheiro se tornou referência em todo o Brasil em razão das decorações fora de série das praças municipais que surpreendem ano após ano. Em 2021, para a alegria de todos os pinheirenses e dos viajantes que passam por aqui, o projeto Mãos que Transformam irá decorar toda a extensão dos canteiros da BR-040 com enfeites produzidos pelas participantes do grupo. As organizadoras procuram, agora, parcerias para conseguirem iluminar o local para abrilhantar ainda mais o que já é maravilhoso.

O JP Agora entrevistou a pinheirense Mírcia Melo a respeito do Mãos que Transformam para entender um pouco mais do que se trata o grupo e também para conhecer de perto as expectativas para a decoração de natal deste ano. O que era para ser uma simples reunião de amigas já conta, hoje, com mais de 70 participantes.

“O projeto Mãos que Transformam é filho da ONG Instituto Solidariedade e Ação (ISA). Ele iniciou-se há três anos por iniciativa minha e de algumas amigas. Eu sempre achei que as pessoas adoecem muito em razão do ócio, principalmente as mulheres. Eu mesma me aposentei, mas a cabeça continuou a mil, então o projeto foi pensado para essas pessoas” esclareceu Mírcia ao repórter do JP Agora.

Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro
Decoração natalina do ano passado – Foto: Reprodução Instagram

O grupo, predominantemente composto por mulheres, se reúne para fazer crochê e tricô. Com a pandemia, as reuniões deixaram de acontecer, mas os trabalhos continuaram sendo realizados.

“Começamos a nos reunir no Centro Pastoral. O projeto foi crescendo crescendo e fizemos o primeiro natal. O nosso objetivo principal nunca foi apenas enfeitar a praça, o objetivo sempre foi estarmos sempre juntas, integradas umas com as outras” contou Mírcia.

Para a pinheirense, união é a palavra que define o grupo Mãos que Transformam. E, neste ano, como o próprio nome já diz, a expectativa é transformar o natal de João Pinheiro de uma forma jamais vista. Os enfeites criados pelas mulheres serão colocados nos canteiros da BR-040, no perímetro urbano da cidade.

Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro
Mírcia e Tunica – Decoração do presépio | Foto: Arquivo Pessoal

“Demos um pulo muito grande esse ano e vamos enfeitar a BR-040, claro, com a permissão da Via 040. Vamos enfeitar todas as árvores, de ambos os lados, com nossos crochês produzidos pelas Mãos que Transformam. Vai ficar maravilhoso” contou a pinheirense, empolgada com a expectativa criada.

Apesar do material estar 100% pronto para ser colocado nas árvores, o grupo tem mais um desafio pela frente: a iluminação. Mírcia ressaltou que os enfeites serão colocados de qualquer jeito em todas as árvores, mas, para que o trabalho fique ainda maior, o grupo está tentando encontrar recursos para iluminar o local como forma de abrilhantar ainda mais os canteiros.

“A iluminação vai ficar em R$20.000,00 (vinte mil reais). Por isso, estamos pedindo apoio aos empresários pinheirenses para que nos ajudem a fazer essa maravilha que vai transformar o natal de João Pinheiro e, com certeza, nos trará o reconhecimento nacional de natal mais bonito” pontou Mírcia, esclarecendo sobre o orçamento realizado para a iluminação.

Para a diretora da ONG ISA, Antônia Maria, a expectativa é grande e ela espera que o grupo consiga angariar os recursos necessários para a iluminação. A mulher explicou o motivo dos enfeites de tricô serem tão queridos pela população pinheirense.

“Nosso trabalho é muito bonito, feito com muito amor durante o ano todo. Esse ano mesmo, começamos a produzir os enfeites em março. São trabalhos que remetem à infância, à casa de avó, então se cria uma memória afetiva muito gostosa. Isso se dá porque as Mãos que Transformam colocam amor de verdade na criação, a gente começa a fazer e distrai tanto que não levanta nem para comer, para beber água, a gente esquece da vida. Essa dedicação toda passa para o trabalho final” contou Antônia, mais conhecida como Tunica.

Maior visibilidade: projeto Mãos que Transformam irá decorar a BR-040 em João Pinheiro
Decoração natalina do ano passado – Foto: Reprodução Instagram

O JP Agora comprou a ideia do grupo e se empenhará para conseguir o valor necessário para a iluminação com os parceiros do site. Nossa equipe de reportagem produziu esta matéria com muito carinho para que os empresários e a população em geral do maior município de Minas Gerais se empenhem a realizar o maior natal de Minas Gerais.

Participe doando qualquer quantia entre em contato com a Mírcia pelo telefone (38) 9.9951-0270, e vamos, juntos, dar as mãos às Mãos que Transformam para realizar esse feito inédito na história de João Pinheiro.

Leia também

Deixe um comentário

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


4 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Prefeitura só olha pra um lado, n tem como, projetos como este merecem ser apoiados, só o JP Consciente recebeu 70 mil mermão, enquanto outros não recebem nem um muito obrigado!

Parabens mircia parabens tunica precisamos de mais pinheirenses assim

A verba é para o Natal da cidade, não só para um. Deveria ser dividida. Assim como outros grupos também podem fazer parte desse lindo Natal e ampliar a decoração.

AINDA NÃO SOU REI, MASSSSSS,… PEGARIA ESSA COROA FACIM, FACIM…

AOWWWWW MORENA ARRUMADA.

ISSO DEVE ESTAR CHEIRANDO-EXALANDO, AQUELES PERFUMES IMPORTADOS CHIQUES, CAROS… DUZENTOS E DOZE VIPE ROSA. DOUCE E CABANA. PACO E O RABANE. USANDO BOLSA DA LUIZ VITÃO. CHAPÉU PRADA.GUCCI. COCO CHANNEL.

SE EU SOUBESSE FALAR FRANCÊS FLUENTEMENTE, A CONVIDARIA PARA UMA TAÇA DE CHAMPANHA DAQUELAS CARAS, QUE NEM PARECE SIDRA CEREZER E NEM CHUVA DE PRATA, EM FRENTE A TORRE EIFEL, OU ARCO DO TRIUNFO, CHAMPS ELISÉE, MUSEU DO LOUVRE. EM UMA TARDE FRIA, EM PARIS.

“PARDON MON AMOUR. JE T’AIME. QUE CEST-E MOET ET CHANDON, OÙ DON PÉ RIGNON?”