A cidade de João Pinheiro foi destaque mais uma vez no Fantástico, programa dominical da Rede Globo. Na exibição de ontem, foi ao ar o resgate de 271 trabalhadores que viviam em situação análoga à escravidão em uma fazenda de cana-de-açúcar arrendada à WD na zona rural do município.
Vindos, a maioria, do nordeste, os trabalhadores tiveram o contrato de trabalho rescindido e a WD realizou o pagamento de todas as verbas rescisórias, além de indenização por sujeitá-los a situação análoga à escravidão. A equipe, coordenada pelo auditor Humberto Camasmie, fiscalizou três fazendas arrendadas pela usina WD Agroindustrial. No local, não havia espaço adequado para refeições. A água era pouca, e todos os trabalhadores bebiam no mesmo garrafão sujo.
A fiscalização encontrou 26 infrações trabalhistas. Há irregularidades em todos os alojamentos, que estão espalhados pelos municípios da região. O quarto dos trabalhadores não tinha o básico para se viver. Não havia cama ou móveis — as pessoas tinham que pendurar suas roupas em pregos ou guardá-las em sacolas.
“A gente recebeu a notícia que tinha uma oportunidade de emprego aqui. Aí a gente resolveu vir para cá́. Chegamos aqui, não era o que a gente esperava”, explica o trabalhador Cássio Jesus de Souza.
As vítimas do trabalho escravo no Brasil têm um perfil definido: quase metade delas são nascidas no Nordeste e pelo menos 80% dos resgatados se declaram pardos ou pretos.
João Pinheiro só aparece com notícia ruim no Fantástico, como dá vez do “médico fugitivo que trabalhava em João Pinheiro”, “pior curso de enfermagem no Brasil ser em João Pinheiro”, “batedor de mulher na frente de shopping em João Pinheiro “, “trabalho análogo a escravidão em João Pinheiro”, etc.
Não assisto globolixo
Não sei que milagre ter ocorrido essa fiscalização. Eu mesmo já denunciei um local diversas vezes, sempre recebi devolutivas que não haviam irregularidades no local, porém tinha a informação dos próprios funcionários que nunca se dirigiram a fazenda para conferir as denúncias. Se fiscalizassem direitinho, a maior parte dos CNPJ seriam multados, uma vergonha sem fim! Por isso o progresso nunca chega a cidade. Vive estacionada nas décadas passadas, mergulhada na corrupção.
tem muito nordestinos na mesma situação desses aí, bem próximo onde eles tavam ficando.em uma cidadezinha chamada de andrequicé. foi uma correria só qndo souberam q tava acontecendo essa operação nas outras fazendas,mandaram as pessoas pularem dos caminhões,colocaram todo mundo, umas 80 pessoas em um busão e saíram fugindo dos agentes.
Não viram nada fora o que eles fazem com a natureza corta todas as árvores fodasse a natureza.
já que estão falando em trabalho escravo tem que colocar aí ná matéria quanto esses trabalhadores estavam recebendo de salário por mês. pra gente poder opinar melhor que pior que está situação é ficar desempregado.
Como faço pra denunciar umas aqui em Brasilândia de Minas??trem aqui é feio
Quando o dinheiro acabar essas pessoas vão precisar de emprego novamente, já que na região deles não tem opção de emprego, e aí? Ah o governo paga auxílio emergencial, bolsa família….rsrs e paga com o dinheiro de quem dá duro no dia a dia. Por isso o desemprego só aumenta.
Jp só tem artistas, estamos na mídia, nacional e internacional. Kkk
Deixa o povo trabalhar..
Essa matéria está com o título errado.
Deveria ser. 271 DESEMPREGADOS. Sabe porque hoje tem tanta violência devido a forma de tratamento. Comecei trabalhar de bóia fria aos 12 anos, andava nas carrocerias de caminhões, levava marmita. E hoje tenho caráter.
Orgulho dessa cidade 😉
Engraçado a midia!!…
O tiroteio q esses comedores de calangos estavam envolvidos neste mês em Varjão de Minas, isso a mídia não mostra né!!! Mas trabalho digno com fornecimento de uniforme, EPI’S, ferramentas de trabalho, e comida quentinha no bucho, e com o salário no fim do mês…aí passa a ser considerado trabalho ESCRAVO…
ESCRAVOS não andam livres e muito menos armados pela cidade ne! Só q me faltava!!! Kkkkk
Povo nordestino, toma vergonha! Chega de acomodismo…chega de ser sustentados pelo governo, pelo impostos abusivos q nós trabalhadores pagamos…Bora pra luta cambada de preguiçosos!!!
Gostei 👏👏👏
Ai você generalizou em ? “Povo nordestino” você fala como se o povo nordestino não contribui pagando impostos de igual maneira, e os programas sociais, não são direcionados apenas para o povo nordestino. Para sua surpresa, e não. Os programas sociais são para todo o brasil, ou no seu mundo encantado, e apenas o povo nordestino que ou parte dele que precisa de auxílios? Acorda vai entender e conhecer mais o teu pais, não vai pelo “disse me disse”. Vagabundo, bandido tem em todo lugar, assim como gente de bem e trabalhadora. Queria ver se esses nordestinos deixassem de querer trabalhar nestes serviços braçais, e conseguissem sobreviver sem necessidade de vir trabalhar nesses serviços, queria ver se haveria produção de cana, laranja, e outras culturas que necessitam de trabalho manual, queria ver se haveria produção, e queria ver se essa galera que apoia todo esse trabalho análogo a escravidão, toparia trabalhar no lugar , assumir o posto de trabalho que hoje e ocupado pelos nordestidos. Queria ver.
A GENTE BRINCA, A GENTE ZOA.
VOCÊS NÃO TEM IDEIA DO QUE ISSO REPRESENTA PARA O MUNICÍPIO.
QUEIMA O FILME GERAL, EM RELAÇÃO AO PAÍS, INVESTIMENTOS, EMPRESAS SÉRIAS, DENTRE OUTROS.
EU JÁ ESTIVE NO SERTÃO NORDESTINO (INTERIOR DO NORTE DA BAHIA E SERGIPE).
LÁ, ESSA TURMA QUE APARECE NAS FOTOS DE UNIFORME NOVO COM MARMITEX QUENTINHO NA MÃO, COMEM CALANGO, RATO, COBRA, PALMA (CACTO CHEIO DE ESPINHO), TOMAM ÁGUA EMPOSSADA COM RESTO DE FEZES DE ANIMAIS, DENTRE OUTRAS COISAS QUE PREFIRO NÃO CITAR, POR RESPEITO À INTEGRIDADE DO SER HUMANO.
EU GOSTARIA DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, QUE ALGUÉM AQUI ME DISSESSE QUE DIFERENÇA ESSA GALERA AÍ TEM DOS NOSSOS “BÓIAS FRIAS” DAS “PANHA DE TUMATE”, DAS “RANCA DE FEIJÃO”, DAS “MATAÇÃO DE FURMIGA DA MANAS (MANNESMAN)”, DOS TIRADOR DE LEITE DAS MADRUGADAS?
AÍ, VEM UM MONTE DE ALMOFADINHA DE JEEP COMPASS, COM AR CONDICIONADO LIGADO, RECEBENDO UMA “GORDA” DIÁRIA E SALÁRIO DE MAIS DE R$ 20.000,00 POR MÊS, COMIDA DO MELHOR RESTAURANTE DA CIDADE, HOSPEDAGEM NO MELHOR HOTEL DA CIDADE, POIS TUDO É PAGO COM DINHEIRO NOSSO (IMPOSTOS), DIZER QUE ISSO É “TRABALHO ESCRAVO”? TÁ FÁCIL. PEGA TODOS ELES E LEVA PRA CASA DE VOCÊS.
MÁ VÁ AONDE COM UM TROÇO DESSES? CAMBADA DE RRRAAAAGGGGAAAABBBUUNNNDDDOOOO…. (COMO DIRIA MEU AVÔ).
O ENGRAÇADO É QUE NINGUÉM PERCEBEU QUE ISSO SÓ ACONTECE EM ANO DE CAMPANHA ELEITOREIRA PRA DEPUTADO, SENADOR, GOVERNADOR, PRESIDENTE…
ESCRAVO? ESCRAVO SOU EU COM ESSE MUNDO DE IMPOSTO QUE EU PAGO PRA SUSTENTAR ESSA CAMBADA TODA. MISERICÓRDIA. ALÔ SEU JOTA PÊ AGORA, PÁRA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER….
Falou tudo👏👏👏
Realmente quem tem que descer é VOCÊ e acordar pra vida pela sua lógica se lá eles sofrem aí também tem que sofrer ,viver em condições desumanas , injustas , desagradável.
Da mesma forma que VC está aí dizendo que os FISCAIS tem carro ,comida etc … acredito que vc também tem que vc também tem família e quer o melhor para eles
Se eles deixaram a vida deles lá foi para buscar algo melhor .
Vc deve ser alguém dessas FAMÍLIAS RICAS DE NOME AI DA CIDADE que EXPLORAM as pessoas oferecem o mínimo de DIREITOS POSSÍVEL e ainda acham que estão fazendo e favor
Quem tem que acordar são os PINHEIRENSES e para de se sujeitar a isso
O Coronelismo ainda reina aí na cidade
FALOU MUITO E SO FALOU MERDAAA!!!!!
EXISTEM LEIS TRABALHISTAS E SE NAO TEM CONDICOES DE SEGUILAS TEM PODE TER EMPREGADOS!!! GANHANDO A CUSTAS DOS POBRES COITADOS
Caramba pareceu um cano de esgoto, so saiu merda desse teu comentário.
Pela sua lógica, quanto pior para o trabalhador melhor não e.
O fato de que, você foi ao interior do nordeste e “supostamente” viu pessoas comendo “ratos, bebendo agia com fezes de animais” não justifica o fato destes trabalhadores estarem sendo submetidos a estas condições. Coloca ai uma foto sua, no interior do nordeste, vivenciando os fatos por você citados.
Lucro a cima de tudo não e?
Agora tem que pagar multa, porque não gastou fazendo tudo corretamente, agora tem que pagar porque não seguiram as regras.
Queria ver e se você teria a mesma opinião, estando no lugar deles, eles querem trabalhar, querem ter o seu sustento, não serem tratados como animais, pior e que tem muitos ainda passando por essa situação.
Para mundo, para que esse hipócrita possa descer.
Reportagem mentira,os caras podia sair e hora que quiser ir embora , tinha salário até mais de 5 mil , comida boa quente tinha até nutricionista, escravos morando em hotel aiai
Salário eu não sabia nem a questão do horário mais que a comida era ruim era. E só você comprar uma marmita da cantina que eles pegavam pra vc ver.