Discentes do curso de Direito da Faculdade Cidade de João Pinheiro realizaram, no dia 20 de junho, o primeiro Júri Simulado da instituição. A atividade aborda, na prática simulada, a disciplina de Processo Penal e contou com a encenação de todo o caso nacionalmente conhecido da ré Angelina Ferreira Rodrigues, desde a apresentação da denúncia à elaboração dos quesitos do conselho de sentença.
A reportagem do JP Agora conversou com Isabel, coordenadora do curso de Direito, que contou detalhes sobre o funcionamento do júri simulado. Segundo ela, o professor da disciplina de Prática Penal Simulada repassou aos acadêmicos o caso de Angelina Ferreira Rodrigues para que eles pudessem desenvolver todos os atos processuais, desde a apresentação da denúncia até a sentença no Tribunal do Júri.
“Os Acadêmicos recriaram todo o processo, contudo tiveram liberdade para criar as suas próprias alegação, sejam de acusação ou defesa. Assim, realizaram atividades de pesquisa, apresentaram as peças processuais, tendo ao final realizado o Tribunal de Júri Simulado, onde foram sorteados os jurados, realizada oitiva de testemunha, interrogatório da Ré, debates entre acusação e defesa e ao final votação dos quesitos e prolação da sentença” disse Isabel à redação do JP Agora.
A coordenadora do curso de Direito pontou, ainda, sobre a importância da atividade para a formação acadêmica do aluno. “A realização de uma atividade acadêmica de Júri Simulado proporciona aos alunos um contato com a prática jurídica, pois eles quem realizam todos os atos processuais, sendo orientado pela professora da disciplina, a qual acompanha os alunos durante todo desenvolvimento da atividade” destacou.
A professora da disciplina Deborah Cristina Rutkowski Dias Martins também falou com o JP Agora e comentou sobre a sua satisfação com o empenho dos alunos. “Fiquei bastante satisfeita com a dedicação e empenho dos alunos. Todos fizeram questão de participar do júri. Os alunos dos outros períodos também participaram e simularam os jurados. Quero deixar o meu agradecimento a todos que participaram” pontuou a professora.
A atividade avaliativa foi aplicada aos alunos do 7º período do curso, mas contou com a participação de todos os alunos dos demais períodos, totalizando aproximadamente 100 acadêmicos. Veja imagens da atividade a seguir.