Quem passa diariamente pela Rua Astolfo Moreira, no Bairro Papagaio, vai notar uma grande diferença a partir da manhã desta terça-feira, 11 de abril de 2023. Depois de centenas de anos, a rua não conta mais com a gameleira, que ficava até então localizada no cruzamento com a rua Luzia Pereira de Noronha. O que havia restado da árvore foi retirado por funcionários da prefeitura.
A redação do JP Agora recebeu informações de que os funcionários estavam no local para remover a árvore nas primeiras horas desta manhã. Então, buscamos informações com a bióloga municipal Aline Bessa, que nos explicou que a árvore já estava doente e que nada pôde ser feito para salvá-la.
Em dezembro, noticiamos quando parte da gameleira veio ao chão durante a forte chuva que atingiu a cidade no dia 20 de dezembro. Depois desse dia, segundo Aline Bessa, especialistas foram até o local e constataram que a árvore estava infestada de pragas e, infelizmente, ela não resistiu.
“Depois que parte da árvore caiu, fomos ao local no dia 19 de janeiro para fazermos uma avaliação e constatamos que ela estava infestada de pragas. Por ser uma árvore característica e bastante querida no Bairro Papagaio, optamos por esperar para ver se ela reagiria. Infelizmente, não foi o que aconteceu, ela morreu e, para a segurança de todos, tivemos que efetuar a retirada, o que fizemos nesta manhã”, destacou Aline Bessa à reportagem do site.
Aline destacou, por fim, que outra árvore será plantada no local, provavelmente um Ipê. O que para muitos pode ser apenas a retirada de uma árvore morta, para parte da população pinheirense significa o fim de uma era, já que muitos, inclusive nossa equipe do site, nasceu e cresceu convivendo com a gameleira inserida na paisagem do Bairro Papagaio. Muitos pinheirenses, inclusive, guardam boas lembranças do local.
“Cresci subindo naquela árvore escondido da minha mãe e do dono de lá. Depois que fiquei mais velho, já descansei muito na sombra e já tomei muita cerveja no Bar da Gameleira. Agora o bar deve até ter que mudar de nome. A gente sente que foi uma perda mesmo para o bairro, essa árvore está ali há tanto tempo que nem sabemos quando foi plantada”, disse um pinheirense que mora próximo ao local, que preferiu não se identificar.
Os trabalhos de remoção foram finalizados e a prefeitura deverá providenciar o plantio de uma nova espécie no local nos próximos dias.
Tem que plantar outra no lugar !
Era muito útil era um ponto de encontro, um ponto de referência do bairro papagaio tinha muita funcionabilidade.
E muitas histórias foram contadas ai de baixo. #gameleirahistorica
Nunca entendi o pq tem um prédio com moradores em uma área pública e nunca foi feito nada
Tem de plantar outra lá.
Poderiam ter plantado outra gameleira ne nao ia fazer mal nenhum so bem plantar outra da mesma especie
O trailler da Gameleira virou uma mansão
Com ar condicionado e sky gato, é muita corrupção num mesmo espaço