A Polícia Militar se reuniu com diretores, professores e com autoridades do município de João Pinheiro na tarde desta quinta-feira (13) para discutir medidas de reforço da segurança escolar diante do cenário de ataques que acomete o país nos últimos meses. Capitão Guido e o Prefeito Edmar Xavier conversaram com a imprensa sobre o assunto e adiantaram as medidas que serão adotadas.
Segundo informado à redação do JP Agora, a reunião faz parte da Operação Proteção Escolar, lançada pela PMMG em todo o estado na segunda-feira, 10 de abril. Fizeram-se presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Diretores e professores de Escolas Públicas e Privadas, o Prefeito Municipal de João Pinheiro e membros da sociedade civil.
Em entrevista concedida à imprensa local, o Capitão Guido reforçou que a reunião faz parte da estratégia institucional da PMMG que visa reforçar a proteção no ambiente escolar.
“A Polícia Militar apresentou a estratégia institucional que vem sendo traçada desde segunda-feira nas escolas na cidade de João Pinheiro. Então, essa informação trouxe mais tranquilidade, a possibilidade de retransmitir isso aos pais e alunos para que percebam que não estão sozinhos. A Polícia Militar está ciente, está acompanhando, fazendo trabalho preventivo que vai continuar a todo momento” disse Capitão Guido
.
O Prefeito Edmar Xavier destacou que o trabalho de prevenção já está sendo executado, principalmente pelo setor de inteligência da Polícia Militar. Ele ressaltou, ainda, que o sistema de monitoramento 24h será reforçado nas regiões das escolas.
“Estamos conversando com as autoridades desde o início e hoje foi uma reunião de alinhamento para ouvir as ideias dos diretores, apresentar as propostas do município e ouvir quem entende de segurança, que é a Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar que faz essa ação, e diretores e professores. Tem coisas que não podemos divulgar porque são serviços de inteligência da polícia e esse serviço está sendo feito, a população pode ficar tranquila, os pais podem ficar tranquilos. Estamos divulgando o cuidado na escola. O detector de metal não é o que resolve, o trabalho de inteligência dos CRAS e diretores, palestras, vamos colocar monitoramento em todas as escolas do município com câmeras. Já temos o videomonitoramento da PM acompanhando 24h as áreas das escolas” destacou.
A reunião contou com a presença de cerca de 60 pessoas e o resultado considerado pela maioria foi de que os trabalhos foram produtivos. O cenário nacional segue em alerta para possíveis novos episódios de violência nas escolas. Autoridades de todo o país recomendam que os pais também abracem a luta e conversem com seus filhos, confiram seus materiais escolares e se façam presente no ambiente escolar.
Aqui é João pinheiro tem chance disso ou n tô com medo de ir pra escola