A Prefeitura Municipal de João Pinheiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, quer instalar uma réplica de um boi nelore em tamanho real na Praça Coronel Hermógenes, próximo à fonte luminosa, como forma de resgatar e homenagear o Boi Alegre, animal que fez parte da cultura e da história pinheirense quando a cidade ainda se chamava Sant’Anna do Alegre.
Conforme apurado pela reportagem do JP Agora, o edital de licitação para a aquisição da réplica do boi já foi publicado e, agora, a administração municipal aguarda os lances dos interessados em participar da seleção pública. De acordo com o documento, a estimativa da Prefeitura é que o boi custe cerca de R$14.000,00 (quatorze mil reais) aos cofres públicos.
No próprio edital, a prefeitura aponta, como justificativa para a aquisição, que a ação visa divulgar e dar visibilidade a parte da história pinheirense, criando, ainda, um ponto de visitação turística para a cidade. É que, como cediço, antes de se tornar João Pinheiro, o vilarejo era denominado Sant’Anna do Alegre, fazendo menção ao Boi Alegre, que frequentava a praça central diariamente.
“Esse símbolo, historicamente, remete à Sant’Anna do Alegre, primeiro nome da cidade e é fundamental que a população tenha conhecimento sobre suas raízes e tradições para melhor compreensão do passado, do presente e de como preservar a história e a memória do povo pinheirense para as futuras gerações. (…) Já o nome Alegre foi dado em referência a um boi que vinha todas as tardes para o largo da praça e ali ficava por horas, mugindo, ficando conhecido como boi Alegre pelos populares da vila. A emancipação política deu-se em 1911, quando a cidade recebeu o nome de João Pinheiro, em homenagem ao Governador do estado de Minas Gerais daquela época.”, Trecho destacado da justificativa do edital.
O edital já está publicado e a Administração Municipal já está recebendo propostas, as quais podem ser enviadas até às 08 horas do dia 03 de maio de 2023.
Sera que é para homenagear os homens chifrudos de João Pinheiro?
Se João Pinheiro fosse uma cidade do agro.
Até seria bom.
Do que adianta uma statua de um boi na praça.
Se os fazendeiros da cidade e região não ter condições de pagar nem um vaqueiro.
E cada uma que esse povo inventa.
14 mil porque não comprar de carne e fazer doações para o povo que realmente precisa.
Na época do boi alegre nem existia nelore no Brasil, tô entendendo e nada kkkkk
Nada mais justo melhor do que a placa da familia dornelas
Coloca um boi sem chifre.