A cidade de João Pinheiro é uma das que apresenta maior índice de inadimplência do IPVA de todo o Estado de Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Administração Fazendária do município, que se reuniu com autoridades nesta sexta-feira (24) para discutir as medidas que serão adotadas para aumentar a arrecadação.
A reunião contou com a presença da representante da Administração Fazendária, a senhora Walkyria, do Prefeito Edmar Xavier, da Polícia Militar e Civil e do Conselho Municipal de Segurança Pública. O assunto foi a baixa adesão dos contribuintes ao pagamento do IPVA, imposto considerado de grande relevância ao município em termos de arrecadação.
Em entrevista à imprensa, Walkyria ressaltou que a cidade de João Pinheiro está com a arrecadação no vermelho, o que significa que os proprietários de veículos não estão pagando o IPVA. Em vista disso, Walkyria destacou as facilidades de pagamento para o contribuinte, ressaltando a importância dos numerários para a administração municipal.
“O contribuinte tem todas as formas para recolhimento, tem os parcelamentos em 12 vezes desde que a parcela mínima seja até R$ 200,00, pode chegar em qualquer agência bancária e pagar com o número renavam. Então nós temos diversas formas de recolher esse imposto e não ficar inadimplente. Essa receita é primordial para o município de João Pinheiro porque 50% dela vai para o estado, mas 60% vem para o município de João Pinheiro”, disse Walkyria.
Assim como a representante da Administração Fazendária, o Prefeito Edinho ressaltou o quanto é mais vantajoso manter-se na legalidade se comparado com as despesas e multas se o proprietário for pego em uma fiscalização.
“Vai acontecer as blitz e essas blitz vão prender seu carro, vai ter guincho, vai ter multa, não adianta ligar para o prefeito ou para vereador. Então procure imediatamente os meios para pagar o seu documento para não ter um prejuízo maior”, destacou Edinho.
Veículos de alto valor lidera ranking de inadimplência
Walkyria pontuou que, em João Pinheiro, os veículos que lideram o ranking da inadimplência são os de alto valor agregado. O fato chama a atenção e não vai passar despercebido para as autoridades policiais. Capitão Guido, da Polícia Militar, comentou que a fiscalização tende a aumentar neste fim de ano.
“Agora com o implemento da Operação Natalina, acaba que vai justamente para o mesmo alinhamento, onde nós vamos implementar ou aumentar o número de policiamento e naturalmente o número de fiscalizações. Então, aquele indivíduo que está com seu veículo em desacordo com as orientações legais, a recomendação é que regularize ou não desloque esse veículo porque a polícia militar vai estar atenta a essa questão”, destacou o Capitão Guido.
O presidente do CONSEP, Alexandre Vaz, destacou que o conselho vai realizar um trabalho educativo na próxima semana visando orientar os pinheirenses acerca das ações que podem ser adotadas para regularizar o IPVA.
Também 50% dos carro tem placa vermelha de táxi nunca fez uma corrida se que, pra quem não sabe quem tem placa de táxi não paga IPVA, reparem quantos carro novo é caro usam placa vermelha em joao pinheiro
e facil corta os gastos com secretarios de todo tipo aqui em joão pinheiro tem secretario ate de zona pra ganhar dinheiro facil nas ajudas politica
Isso chama roubo você já pagou por seu veículo e tem que pagar pra andar só em buraco isso e piada eo melhor …para aumentar a arrecadação pilantras
o estado a cidade cheio de buraco na ruas agua alagada e nao fazen nada vem com esse papo de aumentar arrecadação , tem e que diminuir os gastos povo safado o tal politico em todo lugar mas tem que pagar pras esses ladroes de colarinho branco
Agora a culpa dos buracos e porque o pessoal não paga IPVA…. Políticas e Políticos, e nosso dinheiro só pra bancar essa política sem futuro
Se candidata ,ganhe e corte os gastos , quer rua boa, escola , saúde ,transporte e não quer pagar impostos ?
Matéria meia boca.
Alô redação do JP Agora, é primordial a releitura da matéria antes de sua postagem.
Erro de matemática: Onde se viu um imposto ter 110%? se 50% vai para o estado, os outros 50% vão para o município, e não 60%. Correto?
“Ceículos” de alto valor lidera ranking de inadimplência.O correto não seria “Veículos”?
E nao espanta o município ser destaque estadual por inadimplência de IPVA, não aprendem nem a dirigir respeitando as normas de trânsito vao pagar imposto …
O que acontece que tem muita gente em JP que vive de aparência, quer andar de carrão mais não tem dinheiro no banco .
Eu também acho caro, mas é lei. Tem de pagar e pronto. Se não quer pagar não compre o carro. Anda de Uber.