Acusado de estuprar mula em João Pinheiro não ficará preso; entenda

O crime cometido, maus tratos, não permite pena privativa de liberdade

A cidade de João Pinheiro – MG foi impactada na manhã de ontem com a notícia de que um homem, até então não identificado, teria utilizado de uma vara de madeira de mais de um metro para estuprar uma mula em um haras da cidade, causando a morte do animal. Mais tarde, o suspeito apontado pela polícia foi identificado e preso em flagrante, mas o tipo penal em questão não prevê pena privativa de liberdade. Entenda.

Junior da Cruz, 30 anos, foi encontrado pela polícia após denúncias anônimas apontarem que viram ele entrando no haras na noite anterior. Inicialmente, ele negou o crime, mas entrou em contradição ao ser questionado pelos policiais.

As contradições ficaram ainda mais evidentes quando os policiais foram até a residência do suspeito. No local, a versão apresentada foi contestada pelo senhor que divide a moradia com Junior. O idoso disse que o suspeito chegou de madrugada e que estava usando uma camiseta amarela, diferentemente do alegado por ele momentos antes.

Ainda, a camiseta amarela foi encontrada na sala da residência cheia de pelos e de sangue animal, o que, para a polícia, são resquícios do crime. No entanto, segundo o Delegado Regional Douglas Magela, Junior não confessou o crime, diferentemente do que fora informado ontem pelo JP Agora.

Esclarecemos aos leitores que a informação da confissão chegou para a redação do site através de uma fonte fidedigna e confiável, mas acabou não sendo confirmada. Pedimos escusas pelo ocorrido.

Maus tratos não prevê pena privativa de liberdade

A conduta praticada pelo autor é tipificada no artigo 32 da Lei 9.605/98, que coíbe a prática de ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, e traz como sanção penal detenção, de três meses a um ano, e multa.

Assim, o artigo não prevê pena privativa de liberdade para esse caso. O Delegado Regional Douglas Magela ressaltou em entrevista que a alteração trazida pela Lei 14.064/2020 aumenta a pena e inclui a possibilidade de reclusão apenas quando se trata de cachorro ou gato. O novo parágrafo prevê: “Art. 32 (…) § 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.”

Junior da Cruz foi encaminhado até a UPA, onde realizou o exame de corpo de delito, e foi encaminhado até Paracatu para a formalização do flagrante e demais providências. Ele responderá por seus atos no Juizado Especial e poderá ser condenado a pena de detenção de três meses a um ano, que será aumentada de um sexto a um terço em razão do óbito do animal.

Trata-se, portanto, de pena restritiva de direitos, de modo que, mesmo havendo condenação, Junior não será preso pelo ocorrido.

Leia também

Deixe um comentário

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


23 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Retardado

Ordinário, tomara que pague na rua, um coro bem dado!

O dono do animal deveria fazer o mesmo com esse cretino.

Se vermos ele na rua, bora linchar?quem tá comigo ?

Só podia ser ze povim msm ,vai subir no pe de bananeira pra ve se tem manga comédia

ele e seu filho p ce ta defendendo assim?

Esse safado cortado parente do Grampao a justiça de Deus não falha, ele tinha que apanhar da polícia ?

safado corvade

Muito estranho fazer isso.

Lamento que tenha ficado órfão e pela vida difícil em alguns momentos. Mas a mula tem culpa de que ? É fazer isso resolve Alguma coisa?
Tô sentindo cheiro de vingança…

O Brasil e o setor onde pode fazer tudo que não fica preso e msm ser for preso fica por pouco tempo solta esse covarde na rua talvez a população da um geito nele Brasil pais de merda

Lamentáveis essas leis! ?

Tenho certeza que aí nessa cidade tem um cabra homem que vai sentar o pau nesse covarde.

Que redaçao mentirosa em informando mentiras ao publico disendo que ele tinha confessado o crime ,se vcs nao tem certeza nao fiquem publicando fofocas ,sejam mais responsaveis ,sei que o que fiseram com o animal nao e certo ,mas publicar fake news tambem nao e certo ,portanto tratem de averiguar primeiro as fontes ,

verdade, e vc deve um safado apoiar um estrupador de animais

Aonde vc leu que eu apoiei ele mano,se vc nao sabe ler vouta pra escola,

Eu conheço o junior crus, é um menino q foi criado na rua, sua mãe morreu e deichou ele e mais dois irmãos sem guarida.Desde então vive na rua, veve trabalhando nas fazendas, e quando vem pra cidade fica mais é na rua, até arrumar um serviço, pelo que eu conheço ele é uma boa pessoa

Se ele fez isso já não e Boa pessoa

Pra vc o que é uma pessoa boa?

Deve ser boa pessoa mesmo. Capaz de cometer tamanha atrocidade. Com ctza é gente boa

Deus me livre se fosse ruim pessoa entao coitado dos animais q ficam por a fora vixe coitado nada
Tem muitos q foram criados sem os pais e sao otimos desculpa esfarrapada

Boa pessoa? Ele é o cão o demônio, espero que encontre um cabra macho que faça com ele oque ele fez com o animal