Um pinheirense de 44 anos se tornou mais uma vítima de estelionato digital na tarde da última quinta-feira, 02 de março, em João Pinheiro. Ele foi convencido pelo estelionatário a instalar um aplicativo de acesso remoto no celular, o que possibilitou o acesso dos meliantes ao seu aplicativo do banco. O prejuízo foi de mais de R$17.000,00 (dezessete mil reais).
Segundo apurado pelo JP Agora, o criminoso ligou diretamente no celular da vítima e se identificou como o gerente de sua conta do Banco do Brasil. Então, o questionou se ele havia agendado alguma transferência PIX. O pinheirense disse que não e, neste momento, o criminoso disse que provavelmente a conta dele havia sido hackeada e que ele precisava instalar um antivírus no celular.
Sem perceber que se tratava de um golpe, a vítima acabou instalando o aplicativo Any Desk, que permite acesso remoto do aparelho, o que possibilitou que os criminosos acessassem o dispositivo e o aplicativo do banco. No dia seguinte, a vítima procurou sua gerente pessoalmente na agência do Banco do Brasil e descobriu que havia caído em um golpe quando notou transferências diversas que, juntas, somaram R$17.494,62 (dezessete mil, quatrocentos e noventa e quatro reais e sessenta e dois centavos).
O caso foi registrado pela polícia para providências futuras. O caso serve de alerta porque dificilmente as agências ligam para seus clientes para confirmar transações desta forma. Desconfie de qualquer tipo de contato, desligue se receber alguma ligação do tipo e procure sua agência imediatamente.
Esse pediu pra ser burro e entrou três vezes na fila.