No início do ano de 2021, os níveis de pinheirenses internados pela Covid-19 na UTI de João Pinheiro cresceu assustadoramente. Foi o que disse o Prefeito Municipal Edmar Xavier Maciel (PDT) em entrevista à Rádio Nova FM na tarde desta sexta-feira (15). Segundo o chefe do executivo, a ocupação dos leitos de UTI na cidade chegou a 60%, mas atualmente está em 30%.
“Nos chegamos a ter 60% da ocupação da UTI e 14 pessoas na clínica. Então, 4 vagas na UTI e se 4 pessoas da clínica passarem para um grau mais elevado, ocuparia 100% da nossa UTI. Tínhamos 3 pessoas de João Pinheiro internadas em UTI fora, e imaginando que essas pessoas estivessem em João Pinheiro e fossem pessoas que não tivessem plano de saúde, nós teríamos 90% dos nossos leitos ocupados, isso na primeira semana” afirmou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, os casos de Covid-19 estão exigindo mais internação, sendo possível afirmar que a nova variante do coronavírus já está circulando pela cidade. “Não adianta a prefeitura ficar fazendo lei e decreto, precisa agora das pessoas se conscientizarem” disse.
Risco de falta de oxigênio
Perguntado sobre a fala de oxigênio que aconteceu em Manaus e se havia algum risco de situação similar acontecer em João Pinheiro, o chefe do executivo afirmou categoricamente que está tomando todas as providências para que isso não ocorra e garantiu a aquisição de máquinas que produzem o oxigênio para as pessoas que estão em isolamento em casa e necessitam deste tratamento.
“Quando a gente sente que pode acontecer isso, nós já começamos a caçar uma alternativa. Isso, é claro, quando falta em algum lugar, eles vão e compram em todos os lugares, e quanto mais pessoas dependem da respiração artificial, mais oxigênio vai gastar. Já estamos em negociação. Claro, nossa maior preocupação é com os internados, mas nós devemos ter hoje 100 pessoas acamadas em casa, conhecido como DPOC. Pouca gente sabe, nós entregamos os balões de oxigênio, quem paga é a prefeitura e estamos cotando algumas máquinas para produzir esse oxigênio, são máquinas simples pequenas e gera o oxigênio para essas pessoas que estão internadas” contou.