Preocupado com a multiplicação de casos de Covid-19 em João Pinheiro, o Prefeito Edmar Xavier foi até a Rádio Nova FM no início da tarde de hoje (24), para fazer um apelo à população. Segundo ele, a contaminação comunitária já começou e, por isso, todos devem evitar reuniões particulares em residências, já que o vírus possui uma taxa de contágio muito grande.
De acordo com o chefe do executivo, o comércio está controlado, mas as festas particulares em casa, sítios ou fazendas estão fora do controle. “Hoje muito sítio tem sua piscina, no comércio está todo mundo de máscara, escapa um ou outro, o problema é as festas em casa”, disse.
Os testes da Covid-19 são feitos apenas em pessoas que apresentam os sintomas, mas o prefeito acredita que existem muitos assintomáticos na cidade. “Tem muita gente assintomática, quando eu falava aqui na rádio, quando você tiver com uma pessoa sem máscara, trate como se estivesse contaminada”, desabafou.
Ele clamou para que as pessoas deixem de se aglomerar em residências. “As pessoas que se protegem durante o dia, percebemos que quando vão fazer um frango ou churrasco com a família, essa pessoa que está fazendo a contaminação. Tivemos uma pessoa que fez o aniversário na casa dela e saíram 3 contaminados, e ninguém usou máscara… E três com sintomas, então foi na festa que essa pessoa pode ter pegado e pode ter transmitido”, informou.
Sobre o caso relatado acima, durante a entrevista, o prefeito explicou que os pacientes foram isolados e as notificações já foram feitas. Além disso, os exames passarão por contraprova. “Não adianta você ir em uma festa que teve uma pessoa contaminada e ficar doido atrás do hospital querendo exame, o município não vai fazer exame em quem está assintomático, o protocolo não permite isso. Nós temos exames que foram cedidos pelo estado, então a pessoa vai ter que pagar o particular, o município não aguenta o cara ir na festa todos os dias e testar ele todo dia. Você que está em casa se cuidando acaba pagando por esta pessoa”, salientou.
Casos de coronavírus espalhados em João Pinheiro
Ainda segundo o chefe do executivo, existem casos positivos espalhados pelo município de João Pinheiro. Já foi registrado em Canabrava, Olhos d’Água do Oeste e Luizlândia do Oeste (JK).
“Todo mundo sabe, uma pessoa esteve em Patos, pegou seu filho, deu um sintoma gripal na quinta, levou para Canabrava para ficar com os parentes no final de semana e agora a avó, parentes e avô estão tudo com sintomas… Se não vai para Canabrava, não tinha levada para Canabrava. Em olhos d’Água tem um paciente, mas não sabemos se é psicológico porque apresenta sintomas, mas os testes rápidos deram negativos, e tem um com vários sintomas. E no JK informamos que já tinha”, disse.
Por fim, o prefeito fez um apelo pedindo para que as pessoas não se aglomerem em casa e evitem festas, churrasco e almoço de família. “Precisamos ter consciência todo mundo consciência e as pessoas ajudarem nesse momento”, afirmou.
Prefeito não precisa de apelo. Tem drecreto informando que não pode ter festa, não pode casamento, não pode eventos, não tem? Começa a multar e pronto. Depois que multar 1, que doer no bolso, os outros param de levar gente pra sítio, fazenda, chácaras.
Pessoal só desconfia quando dói no bolso ou quando um da família morre.
O Prefeito nao deve estar nem dormindo.
Foi criticado por ter começado cedo a prevenção na cidade.
Mas pra cima dele que os ignorantes irao quando as pessoas começarem a precisar de vaga em hospital.
Os pinheirense nao estão preparados pras coisas do mundo afora. Parece um planeta a parte.
O povo burro e pinheirense,fui criado Aki moro Aki,vai tomar no **
Uma dessas pessoas q tá infectada vivia em farra, festa, aglomeração
deve ter passado pra um monte d gnt e qm vai acabar pagando o pato é nós todo mundo
Você deveria tomar conta era da sua vida e não dá vida dos outros!!! Tenho certeza absoluta que você já furou a quarentena várias vezes e não tomou sempre os cuidados nescessário! Vai cuidar do teu quintal que pode tá proliferando dengue meu amigo!!!
Estou em casa desde o dia 18/03/2020, trabalhando em home office. Não fui em nenhuma festa, nenhum churrasco, não fui nem a missa, não encontrei amigos para assistir live, não viajei, não mandei meu filho viajar, minhas compras faço pedido de tudo (supermercado, farmácia), chegando lavo tudo e passo álcool. Tenho plena consciência que não furei nenhum dia a quarentena. Fico em casa porque tenho um filho de 6 anos e cuido da minha avó que mora comigo e tem 81 anos, hipertensa, já teve câncer, ou seja, é do grupo de risco e eu não quero correr o risco de pegar essa doença e transmitir para minha avó ou para qualquer familiar meu.
Graças a Deus tenho a possibilidade de trabalhar de casa e sei que muitos infectados também tinham essa opção e preferiram não fazê-lo.
Assim como sei, que muitos foram infectados por irresponsabilidade própria e dos outros.
Não tenho quintal pra sua informação.
E em momento algum disse qualquer mentira sobre algumas dessas pessoas que estão infectadas, pois sim, estavam em festas, estavam em farras, estavam assistindo lives com os colegas, estavam sim em aglomerações. E por irresponsabilidade contraiu o vírus e ainda o disseminou, pq com certeza até testar positivo eles tiveram Contatos com outras pessoas.
Sinto muito se você se doeu pelo meu comentário. Quer defender alguém? Defenda alguém que esteja no mínimo se cuidado e seguindo as normas de prevenção.
Povo de João Pinheiro comeu perna de cachorro e tem fogo no rabo, não tem outra explicação. Não ficam sossegados, não estão vendo a situação ou são cegos.
No Bairro Alvorada tem festa todo final de semana som alto e varios carros de fora o povo ta nen ai com isso de corona ele querem beber e a cerveja corona
Entra na ouvidoria do SUS e faz a denuncia, pode até relatar os nomes que você souber. A ouvidoria do SUS encaminha no mesmo dia uma notificação para a prefeitura da cidade e para a vigilância epidemiológica solicitando um parecer. Quem sabe assim algo possa ser feito. Pq aqui parece que ngm fiscaliza.
Reunião de política tbm tá cancelada senhor prefeito?
Cara …..o prefeito tá achando que a população e besta…….já tem gente que não sai de casa a mais de 100 dias……..o cara é comédia……todas as cidades…..vizinhas de jomps….. fecharam ou reduziram as horas de trabalho…..sei que é ruim…….mas da uma volta no centro….. tá tudo normal….o que tem de gente na rua….né brincadeira…..aí vem com essa……tem que ter toque de recolher ou melhor …….manda os funcionários dos bancos….. limparem os teclados dos caixas….a hora que alguém usar o caixa……ir lá no correio e não colocar a única caneta …..pra todos usarem…… supermercado nem se fala……sábado spyrrus…. depois de meio dia ……tomar cerveja…..acho que é o melhor remédio
Esse pessoal do Caçapa que estão infectados, como vai fazer agora? Deve ter tido contato com um monte de clientes, sem sabe que estavam infectados.
A criança q foi de JP p canabrava vê o pai q esta positiva e tbm seus avós, tio e mãe (Segundo o q falam) q residem em JP.
E parece q o pai da menina tbm tá, q é de Brasília
Olha como são as coisas, se o pai n vem de Brasília, a filha n iria pra canabrava e n teria a doença lá (pelo menos n agora).
As pessoas n entendem q quarentena n é pra ficar viajando, é p ficar quietos
Pessoal do bar q tão comentando q me desculpe mas a gnt q é das redes sociais via direto os filhos dos donos em festividades, aglomerações em casas fazendo festinhas, agora é cuidar p da tudo certo
O nome de pessoas que por ventura estejam, ou que vão se contaminar, em festas de sítios, até mesmo nas reuniões em casa nos finais de sema, se identificados, deveriam serem divulgados a população, não para que sejam punidos, mas para que eles mesmos possam se sentir responsabilizados perante o povo pinheirense; uma observação, somente àqueles que contraíram o vírus nestas circunstâncias.
O difícil é saber se contraíram nessas circunstâncias. Pq a pessoa pode contrair e ficar assintomática ou até mesmo ter sintomas apenas de gripe.
Ou pode ir em uma festa já infectada e nem saber, passar pra geral e só depois de 3, 7 dias começar a aparecer os sintomas. Não dá pra saber.
Negócio não é fazer farra em casa ou no sítio, o problema é as aglomerações em bares, aí recomenda-se não confraternizar com a família mas buteco pode abrir ?
Fecha os comercios, quero ver onde vao comprar bebidas e comida pra fazer evento.
Se fechar fosse a solução seria muito fácil.
No dia da eleição é proibido por lei vender bebida alcoólica. Funciona? Nunca vi.
Fechar os bares kabanas etc esses na 040 e multar no povo
Parabéns jpagora
O problema não são os estabelecimentos, o problema é a população! Seus sobrinhos, amigos, Cunhados, cumpadre e quem sabe até os pais! Cuida do teu quintal que deve tá com focos de dengue!