Todos os internos do Presídio de João Pinheiro com Covid-19 estão assintomáticos, informa a Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou uma nota falando sobre a situação do presídio

A informação de que 200 internos do Presídio de João Pinheiro estão infectados com coronavírus assustou a todos ontem quando a informação foi confirmada pela epidemiologia da cidade. Visto isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), divulgou uma nota sobre a situação, informando os detalhes, principalmente, das medidas que estão sendo tomadas.

Segundo a nota, até 10h de hoje (31/07), 200 pessoas que estão sob a custódia do sistema prisional no Presídio de João Pinheiro estão com diagnóstico positivo para a Covid-19. Desses, 199 estão cumprindo o período de quarentena reclusos na unidade prisional e sendo acompanhados pelas equipes de saúde e por um médico cedido pelo município. Um detento que possui comorbidades está internado, mas está bem e assintomático, assim como todos os demais que estão no presídio.

A nota informa, ainda, que o Depen-MG está tratando a situação do Presídio de João Pinheiro com prioridade, se reunindo duas vezes por dia em conjunto com outras instituições que trabalham diretamente com o sistema prisional, como o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Medidas preventivas foram tomadas pela unidade prisional

Muito se discutiu nas redes sociais sobre como poderia ter ocorrido o contágio do primeiro paciente no presídio. Neste ponto, a nota esclarece que a direção da unidade tomou todas as providências adotadas em todo o estado e estão em contato direto com os familiares de cada detendo infectado, atualizando-os do estado de saúde deles.

Segue abaixo as ações tomadas pelo presídio para a prevenção do contágio que foram listadas na nota:

Unidades portas de entrada: Foi adotado um modelo pioneiro no país de circulação restrita de detentos no período de pandemia, classificado como referência pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para evitar a contaminação por novos presos, foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o território mineiro, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional.

Todas as pessoas presas em Minas Gerais estão sendo encaminhadas para uma unidade específica em cada região e ficam, pelo menos, 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhadas de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a sua saúde, são encaminhadas para as demais unidades prisionais do Estado.

Suspensão das visitas: Para evitar a disseminação do vírus por meio de contato com o público externo, as visitas foram suspensas, para diminuir a circulação de pessoas externas, assim como a entrega, até então opcional, de kits suplementares contendo alimentos, remédios entre outros itens, para evitar a circulação de materiais contaminados. Destaca-se que esses itens continuam sendo fornecidos pelas unidades prisionais e recebidos, ainda, via Correios. Todos os kits enviados por meio postal são inspecionados, por questões de segurança, e estando em conformidade com a legislação, são entregues aos presos.

Cuidados com quem já está preso: No caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento segundo protocolo da área da Saúde. Em todas as unidades em que há presos com covid-19 confirmados, a desinfecção do ambiente também é imediata e todos os demais detentos passam a usar máscaras, de forma preventiva.

• Evitar o contágio via profissionais de segurança: Imprescindíveis para a segurança das unidades, os profissionais estão com as escalas de trabalho dilatadas, de forma a diminuir a circulação desses servidores intra e extramuros.

Evitar a circulação de presos para realização de audiências: Foram instalados equipamentos para a realização de videoconferências judiciais em todas as unidades prisionais que estão, aos poucos, se adaptando para uso dessa ferramenta. Com isso, evita-se o deslocamento da maioria dos presos para o ambiente extramuros e diminui-se o risco de contágio pelo coronavírus. Já foram realizadas mais de 3 mil videoconferências judiciais neste período de pandemia – uma parceria com o Poder Judiciário que deve se estender no período pós pandemia por resultar em ganhos positivos para todos os atores envolvidos.

Contato com as famílias: Com a suspensão das visitas, necessária para contenção do vírus, os familiares podem ter contato com seus parentes de três formas: por meio de cartas (ação prevista para todas as unidades e com média de 35 mil recebimentos por semana), ligações telefônicas (cujo número é diferente em cada unidade e deve ser fornecido pelo presídio ou penitenciária; a média semanal é de 15 mil ligações realizadas) ou videoconferências nas unidades em que essa tecnologia já está disponível. Mais de 72% das unidades prisionais já realizam visitas familiares por videoconferência.

Limpeza geral e desinfecção de ambientes: As áreas estruturais como celas, pátios, áreas administrativas e técnicas, portarias, guaritas e, também, veículos estão passando por higienização reforçada, semanal, durante a pandemia. A ação é simultânea e sempre as terças-feiras em todas as 194 unidades do Estado.

Máscaras e EPIs: O sistema prisional está produzindo máscaras para uso nas próprias unidades e segurança de todos. No interior das unidades prisionais já foram produzidas 3 milhões de máscaras por custodiados. Todos os servidores são obrigados a circular no interior das unidades de EPIs e, a eles, este material é fornecido sistematicamente. Os presos também utilizam máscaras quando estão com algum sintoma suspeito ou quando pertencem a alas ou pavilhões onde outro detento foi testado positivo para a doença.

Por fim, a nota esclarece que o Presídio de João Pinheiro tem capacidade para 194 vagas, mas eles não informam a lotação atual por questões de segurança.

Acompanhe a divulgação do boletim atualizado do coronavírus em João Pinheiro no JP Agora, por volta das 19h.

Leia também

Deixe um comentário

Assinar
Notificar

Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do JP Agora. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O JP Agora poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!


21 Comentários
Mais votados
Mais recente Mais antigos
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

E quem vai acreditar nesse título e nas informações?
Ninguém é bobo não

Vagabundo

Queria saber porque o ginásio Airton Sena está tendo jogo de futebol e o Juarez dando treino no Manoel Luiz , o senhor Juarez é dono Manoel Luiz

Bla Bla Bla Bla Bla Bla Bla………………

Vou esperar virar filme essa porra desse texto

Como pode existir tanta mentira
Estão falando q está comunicando com os familiares mas nunca conseguimos saber de nada pela direção do presídio

Vagabundos

Única coisa que tem que saber é que estão presos, pronto. O meliante mata, rouba, estupra… faz diabo a quatro e ainda que ficar doentinho, vai se fuder.

No Rosevelte Porto, tem que fiscalizar o o Churrasco do Júnior lotado e povo sem máscaras, tem uma senhora chamada Shirley que entregar Marmitex ela não tem CNPJ, o entregador dela não usar máscara, as manicures e pedicures e salões de cabelo e moto táxi estão contra a lei. Medo de pegar moto táxi pois um pode tá com drogras e você ser preso sem dever, no decreto Municipal falar, que os moto táxi só pode carregar passageiro se o usuário ter o próprio capacete, mais isso não está acontecendo capacetes imundos, na coab lotado o bar perto da academia aglomerações,

a policia de patos ta na sua cola e vc com bla bla bla mariza vc perdeu a moral sa

Louvado seja o COVID 19, agora falta empacotar alguns. Livramento!

E o tanto de marmita de detento fazendo reedificação para liberar a escória para se tratar em casa, povo sem noção.

E vc querendo uma marmita dessas pra comer .
Eita povo invejoso

Um dia pode ser um parente seu vc não deveria desejar pros outros o que não desejaria pra vc ou um familiar seu vc não tem país ou filhos não?

Um dia pode ser um parente seu vc não deveria desejar pros outros o que não desejaria pra vc ou um familiar seu vc não tem país ou filhos não?

Capitão do exército
Q Deus lhe der em dobro tudo o q vc vc deseja.

QUE MORRAM TODOS, NÃO TEM NENHUM SANTO LÁ, PÁREM DE DEFENDER ESSAS MERDAS

Kkkkk vírus safado…..só fez cosegas nós malandros….. não mandou nem um pro Santa Helena…..

Ó primeiro quê tenha quê ir pro santa elena é vc kkkk

Pé de cana vc é o cara mais sincero dos comentários do JP agora

Que Jesus abençoe
E lhe der em dobro tudo o q vc deseja