A Prefeitura Municipal de João Pinheiro, se reuniu nos dias 30 e 31 de julho, com a Associação Comercial Pinheirense, empresários e clubes de serviços, além da presença do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas e Paracatu, para discutirem sobre a implantação da corporação militar de bombeiros no município.
De acordo com o escopo do projeto, o Corpo de Bombeiros de João Pinheiro, funcionaria no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), localizado na Rua Ver Francisco Rodrigues, onde seria feito uma ampliação, reforma e readaptação do local, passando abrigar os dois departamentos.
A implantação do Corpo de Bombeiros é essencial para a cidade, pois além de proporcionar mais segurança à população pinheirense, ela motiva novas empresas a se instalarem no município, através da maior condição de contratação de seguros e operação garantida, além de outros serviços importantes, como em casos de acidentes domésticos, resgate a afogamentos, incêndios florestais, entre outros.
Os bombeiros presentes na reunião, fizeram uma avaliação, onde entenderam que o projeto é viável que em breve terminarão o estudo e este poderá ser enviado para análise na busca da aprovação.
Ainda na reunião, o prefeito Edinho garantiu que irá buscar recursos junto ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pelos próximos dias e os clubes de serviços, empresas e a associação comercial, demonstraram interesse em colaborar com o projeto.
A aprovação e o apoio do Governador, será essencial para acelerar o projeto, esclareceu o prefeito.
Vale ressaltar que, atualmente os bombeiros que atendem em João Pinheiro estão instalados na cidade de Paracatu, cujo o deslocamento desses profissionais para chegar na cidade, leva em torno de 1h30, o que acaba dificultando o atendimento de casos de emergência, como por exemplo, em ocorrências de incêndios.
A maioria dos atendimentos da cidade, estão sendo realizados pelo Serviço de Resgate Municipal, instalado recentemente pela atual Administração, este que vem tendo uma demanda muito grande desde que se iniciou esse serviço.
Parabéns pela iniciativa, prefeito.
Até que enfim…
Já passou de hora de ter corpo de bombeiros em João Pinheiro .