Mudar de vida e construir uma carreira profissional sólida são os objetivos de muitas pessoas, mas isso só é alcançado através de esforços e principalmente de muito estudo.
Uma prova disso é o caso do pinheirense, Bráulio Faria, de 34 anos, que nasceu em uma família humilde, mas que depois de muito estudo e dedicação, conseguiu vencer na vida, e hoje é Coordenador de Recursos Humanos da Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP) e da FPM, de Pato de Minas, além de atuar como professor nas duas instituições.
Em conversa com o JP Agora, Bráulio que é formado em Administração pela FCJP e possui especialização em gestão de pessoas pela FPM, relembrou o início de sua trajetória profissional.
“Sou filho de pais divorciados, a minha mãe, Ana Lúcia, foi a responsável por criar eu e meu irmão. Morávamos de favor na casa da minha tia e minha mãe era costureira, por isso nunca teve condições de pagar uma escola particular ou qualquer tipo de curso para mim, sempre estudei em escola pública. Eu me lembro que em minha adolescência, havia uma escola de informática em João Pinheiro, onde eu procurei o dono e pedi um emprego, no sentindo em que trabalharia para fazer os cursos. Então, ficava o dia inteiro em uma bicicleta, entregando diplomas e trabalhava em troca de poder fazer os cursos, não recebia nenhum dinheiro. Dessa forma, eu pude fazer o curso de informática básica, avançada, de programação, hardware, o que me proporcionou um estágio em uma cooperativa e aumentou o meu conhecimento. Pouco tempo depois, eu fiquei um tempo desempregado”, disse ele que atualmente faz Mestrado em Gestão Estratégica em Brasília.
Bráulio contou que pouco tempo depois que ficou desempregado, recebeu uma proposta de emprego na FCJP.
“Eu comecei a trabalhar na FCJP, em agosto de 2004, após receber uma proposta para ser Vigia Noturno da instituição de ensino. Essa época foi um pouco complicada, porque passava a noite inteira trabalhando e dormia durante o dia, para poder descansar. Como tinha desejo de estudar, em 2006, conversei com o diretor da faculdade, Paulo César de Souza, que me proporcionou mudar de cargo e passar a trabalhar na biblioteca, alternando meu horário, para que eu pudesse estudar o curso de Administração na instituição”.
Mas segundo Bráulio, nem tudo foram flores durante a sua caminhada profissional.
“Eu enfrentei uma dificuldade no ano de 2007, onde eu tive um problema financeiro e fui obrigado a trancar meu curso. Então, fiquei como meu curso trancado por 2 anos e acabou que quando eu tentei voltar, existe uma regra no Ministério da Educação, que se você ficar com o curso há um certo tempo trancado, quando você volta, você não irá voltar no período em que parou, então fui obrigado a começar o curso do zero novamente, mas graças a Deus consegui uma bolsa 100% pelo ProUni, através de uma boa nota que obtive no ENEM. Então, fiz o curso novamente e me formei em 2012”.
Após ter se formado, Bráulio disse que atingiu o ápice de sua carreira profissional, ao se tornar coordenador e professor da FCJP e FPM.
“Após eu me formar, me tornei o coordenador de Recursos Humanos, da própria instituição que me formei e da FPM, fato que se eu não tivesse formação, eu não poderia exercer e aplicar todo o meu conhecimento que adquiri ao longo dos anos. Eu percebi que minha vida mudou, quando me dei conta que minha carreira tinha um direcionamento, um objetivo. Então, a partir daí, a minha vida começou a fluir. Eu sempre tive o desejo de comprar uma casa para minha mãe, e graças a sede de conhecimento, hoje posso dizer que fui capaz de realizar esse sonho”, disse ele que virou professor de ambas instituições, após fazer especialização.
Para finalizar, Bráulio falou sobre as vantagens de fazer um curso superior na FCJP.
“Eu recomendo a FCJP, tanto para os cursos de graduação quanto para os cursos de pós-graduação, pois é uma faculdade de altíssima qualidade e com professores qualificados, além de ter professores e coordenadores acessíveis, para que qualquer aluno que tenha dúvidas acadêmicas ou sobre qual curso escolher, possa ter um direcionamento. Eu digo isso porque sou fruto da casa, e a maior parte do conhecimento que aprendi, foi graças aos anos de estudo na FCJP, por isso recomendo e assino em baixo”, finalizou.
E você tá esperando o que para mudar de vida? Não perca mais tempo, procure hoje mesmo, a Faculdade Cidade João Pinheiro e saiba mais sobre os cursos oferecidos na instituição. Lá você terá acesso a todas as informações que ajudarão você a decidir qual curso fazer. Você vai se surpreender com a flexibilidade e a qualidade dos cursos!
Visite o endereço; Av. Zico Dornelas, 380 – Santa Cruz II. Para mais informações, ligue (38) 3561-3900 ou acesse fcjp.edu.br.
Grande Bráulio! Além de ser um ótimo profissional é uma pessoa exemplar e um goleiraço nas peladas de JP, haha!
Bela história de superação.
Ótimo professor e um coração lindo
Uma pessoa de bom coração e um excelente professor! Sem falar que é muito gato!
Ótimo professor!
Parabéns Professor você é um exemplo de pessoa dedicada! Que sirva de exemplo para os jovens estudantes! Que Deus continue abençoando seus objetivos! ???????????????????????
Matéria apenas de propaganda.
É verdade.
Impossível, a FCJP nem participava do Prouni.
Cara, pesquise primeiro antes de falar besteira. Eu formei junto com ele e eu também era bolsista do Prouni.
Parabéns professor fico feliz quando vejo meus conterrâneos trilhando o caminho do sucesso
Tive o prazer de estudar, nessa instituição e conhecer o amigo Bráulio pessoa a qual é merecedora de todo esse sucesso.super recomendo a fcjp para quem quer iniciar uma carreira profissional