O alto nível de gestão, as boas práticas agropecuárias e a sucessão familiar fizeram a Fazenda Santa Luzia, localizada em João Pinheiro, ser destaque em reportagem do canal Terra Viva, do grupo Bandeirantes.
“Meu pai a vida toda , desde pequenininho, ensina a gente a seguir os passos dele. A trabalhar com honestidade, compromisso e organização. Então estamos aqui para onde ele tirar o pé dele a gente pôr o nosso”, comentou Marcelo Martins do Couto, produtor rural.
Investindo na produção de leite, a família, que produzia seis mil litros de leite há cinco anos atrás, deve chegar a 10 mil litros neste ano. Para que isso fosse possível, o número de matrizes em lactação foi aumentado de 20 para 250. O plano é chegar aos 30 mil litros futuramente.
O produtor rural Hebert Lever José do Couto diz que o sucesso se deve em parte ao curso Gestão de Qualidade de Campo (GQC), oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
“Isso tudo graças ao Senar, que mostrou que a propriedade, ao trabalhar direito, fazer as coisas certas, sendo eficiente e buscando as melhores formas de trabalho, você consegue ter um bom lucro e um plantel maravilhoso como a gente tem hoje”, declarou.
“[O curso] dá uma visão mais ampla de como medir para você ter lucro, dividir tarefas, designar função, entender mais o funcionário e uma visão de gestão mais apurada”, comenta Ivan Messias Nunes de Lima, gerente da fazenda.
A Santa Luzia tem ainda três ordenhas por dia (4h, 12h e 18h) para explorar o potencial produtivo dos animais, o que aumenta 20% da produção. O plano é que também sejam construídos em breve três galpões com capacidade para 450 vacas cada.
Além do GQC, o Senar oferece cursos de vaqueiro, inseminador, logística, armazenamento limpeza, ordenhador, entre outros. Ao todo, são mais de 120 opções de qualificação.