Com a falta de tempo do pai, o carateca Lincoln Vidal assumiu o comando da XX, tradicional academia de João Pinheiro que existe há 43 anos. O novo espaço, situado na Rua Astolfo Moreira, próximo ao fórum local, visa a dar maior conforto a crianças, adolescentes, adultos e idosos, uma vez que o Karatê é útil para praticamente todas as idades.
Desde criancinha, Lincoln – que tem pai, mãe e irmão faixas pretas – lida com a arte marcial. “Minha primeira medalha ganhei com sete anos de idade, mas não me recordo bem quando comecei no Karatê. Mais recentemente estive na copa do mundo e peguei o terceiro lugar, medalhei também em 2016 e ano no passado peguei dois terceiros lugares no campeonato brasileiro, realizado em Brasília”, conta.
Também em 2018, Lincoln ficou em primeiro lugar no ranking da FMK (Federação Mineira de Karatê) entre os atletas com mais de 84 quilos.
Segundo ele, o Karatê tem muitos benefícios a oferecer para os praticantes. “O adulto pode conseguir ser mais disciplinado. Já quando o praticante é criança há, para além da questão física, a formação do caráter, o que inclui disciplina, aprendizado e concentração. Ajuda também na perda de peso porque os treinos são muito puxados”, afirma.
O Karatê marcial da academia de João Pinheiro está inclusive rendendo novos frutos. A aluna Laila, por exemplo, ficou em terceiro lugar no Brasil no ano passado. Já o pequeno Pedro, com 6 anos de idade, já está na seleção mineira e disputando o campeonato brasileiro. “Quem quiser fazer uma semana de aula experimental pode vir. Estão todos convidados”, sugere Lincoln.